Turma 35039

Fórum da turma 35039 do Extrenato Alexandre Herculano na Amadora
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 CD, Disquete(s)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joão carlos.S.P_91

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 26
Localização : Amadora

MensagemAssunto: CD, Disquete(s)   Qua Nov 05, 2008 9:03 pm



CD

CD é a abreviação de Compact Disc, [em inglês] em português, Disco Compacto. Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982. É ainda um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e software de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CDs é semelhante à dos DVD's.



Camadas físicas

Um CD contém quatro camadas: a primeira consiste no rótulo, conhecida como camada adesiva; a segunda é uma camada de acrílico, que contém os dados propriamente ditos; a terceira é uma camada reflexiva composta de alumínio e, finalmente, uma quarta, chamada de camada plástica, feita de policarbonato. A cor prata que vemos no CD é o resultado da soma das camadas de gravação e reflexão. Em um CD-R, a composição das camadas é diferente, para que a mídia possa ser gravada usando um sistema "caseiro".

Disquetes

A disquete é um disco removível de armazenamento fixo de dados. O termo equivalente em inglês é floppy-disk, significando disco flexível.

Pode ter o tamanho de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 KB (DD=Double Density) até 2,88 MB (ED=Extra Density), embora o mais comum actualmente seja 1,44 MB (HD=High Density), ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB (Single Side = Face Simples) até 1,2 MB (HD).


As disquetes foram os primeiro transmissores de vírus de computador, no fim dos anos 80, o Vírus Ping-Pong, Vírus Stoned, Vírus Jerusalem e Vírus Sexta-Feira 13 eram disseminados através de disquete(s). Que contaminava o PC quando inserido na máquina, e após contaminar ele contaminava qualquer outra disquete sem vírus que fosse inserido no driver do PC. Até o surgimento na Internet, a disquete era o único meio de propagação de vírus que existia.

Na época o único meio de proteger uma disquete contra vírus era colocar um selo no lacre quadrangular superior ou, no caso dos disquetes de 3"½, activar a trava de proteção contra escrita, de forma a impedir que o PC gravasse qualquer coisa na disquete, fazendo dela um meio de leitura de dados somente, protegendo assim, de vírus.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
CD, Disquete(s)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Turma 35039 :: Hardware :: Periféricos :: Outros-
Ir para: